8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER

 8 DE MARÇO - DIA INTERNACIONAL DA MULHER  
O COMANDANTE-GERAL parabeniza as mulheres pertencentes aos quadros da CORPORAÇÃO, bem como as servidoras civis e familiares dos policiais militares, pelo transcurso do DIA INTERNACIONAL DA MULHER, comemorado internacionalmente em 08 DE MARÇO. Em sua homenagem, transcreve-se o texto abaixo:  
No DIA 8 DE MARÇO, é comemorado o DIA INTERNACIONAL DA MULHER. Essa data foi escolhida pela ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU) em 1975 para reconhecer e valorizar a luta das mulheres pelos seus direitos. Este dia tão emblemático para a história da humanidade, não poderia passar em branco pela POLÍCIA MILITAR.  
No dia 8 DE MARÇO DE 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, em NOVA IORQUE/EUA, fizeram uma greve, ocupando a fábrica para reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na excessiva carga diária, equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem para executar a mesma atividade) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com violência pela polícia. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 TECELÃS morreram carbonizadas, num ato abominável.  
Em 1903, profissionais liberais norte-americanas criaram a Women's Trade Union League. Esta associação tinha como principal objetivo ajudar todas as trabalhadoras a exigirem melhores condições de trabalho.  
Em 1908, mais de 14 MIL MULHERES marcharam nas ruas de NOVA IORQUE: reivindicaram o mesmo que as operárias no ano de 1857, bem como o direito de voto. Caminhavam com o slogan "PÃO E ROSAS", em que o PÃO SIMBOLIZAVA A ESTABILIDADE ECONÔMICA e AS ROSAS UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA.  
Em 1910, na SEGUNDA CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DAS MULHERES SOCIALISTAS, na DINAMARCA, a alemã CLARA ZETKIN propôs que a data fosse usada para comemorar as greves americanas e homenagear mulheres de todo o mundo. A greve das trabalhadoras de RETROGRADO (atual SÃO PETERSBURGO), na RÚSSIA, em 23 DE FEVEREIRO DE 1917 (8 DE MARÇO no calendário ocidental), também foi um marco da data. Hoje, ela é símbolo da luta pelos direitos da mulher, e foi oficializada pela UNESCO em 1977.  
A saudosa escritora RACHEL DE QUEIRÓZ, após a palestra proferida para integrantes da COMPANHIA DE POLÍCIA FEMININA, no dia 27 DE FEVEREIRO DE 1985, no auditório do QUARTELGENERAL, deixou eternizadas as seguintes palavras: 
“É NESSA CONDIÇÃO DE MULHERES QUE VOCÊS FORAM CHAMADAS A SERVIR NA COMPANHIA DE POLÍCIA FEMININA. VOCÊS FORAM CHAMADAS PARA TRAZER A CONTRIBUIÇÃO FEMININA AO POLICIAMENTO, PRINCIPALMENTE À HUMANIZAÇÃO DE UMA SOCIEDADE CADA VEZ MAIS VIOLENTA.  
ENTÃO NÓS, MULHERES, TEMOS QUE PROCURAR AJUDAR A CORRIGIR ESSA SOCIEDADE DE HOMENS GUERREIROS, CRIADOS MILENARMENTE PARA SEREM VALENTES, PARA SEREM AGRESSIVOS, PARA SEREM ATUANTES COMO HOMENS, COMO MACHOS, O QUE DE CERTA FORMA CRIA UM CAMPO ABERTO À VIOLÊNCIA.  
NÓS, MULHERES, ENTRANDO NESSA SOCIEDADE MASCULINA, COM NOSSO CONTINGENTE DE TRABALHO, NÓS TEMOS QUE ENTRAR COMO MULHERES; ENSINAR AOS HOMENS QUE HÁ OUTRA FACE NA SOCIEDADE. ENSINAR QUE NÃO É SÓ NA AGRESSÃO, NA LUTA, NA DISPUTA, QUE SE VIVE EM COMUM. ESSA PALAVRA – DEMOCRACIA – AGORA TÃO DITA, AGORA TÃO EM MODA, ESTÁ NA ESSÊNCIA DESSE PENSAMENTO. DEMOCRACIA NÃO É IR BRIGAR NA RUA; DEMOCRACIA É FAZER PAZ NA RUA. VOCÊS SÃO SOLDADOS DE PAZ!”  
OBRIGADO a vocês mulheres POLICIAIS MILITARES, OFICIAIS E PRAÇAS, COMPETENTES, CORAJOSAS e DETERMINADAS, por humanizarem a nossa INSTITUIÇÃO. Estendo também meus cumprimentos a todas as FUNCIONÁRIAS CIVIS DA CORPORAÇÃO, MÃES, ESPOSAS e FILHAS de nossos POLICIAIS MILITARES. PARABÉNS!!! 

A CASA DO PM PARABENIZA TODAS AS MULHERES DO BRASIL.

COMPARTILHAR

Author:

Anterior
Proxima