ANIVERSÁRIO DA UNIDADE PRISIONAL DA POLÍCIA MILITAR DO RIO DE JANEIRO

 
Síntese Histórica
UP/PMERJ
Em 28 de outubro de 2004, foi assinada a Resolução SSP n°. 736, criando o Batalhão Especial Prisional da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, subordinado operacional e administrativamente ao Comando das Unidades Operacionais Especiais - Cmdo UOpE e tendo como seu primeiro Comandante, o Cel PM Dílson José André. Através da Resolução SESEG n° 299 de 23 de Dezembro de 2009, foi transformado em Unidade Prisional da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, passando a subordinação à Corregedoria.
Sua sede provisória foi inicialmente adaptada nas dependências do segundo andar do Prédio do Centro de Observação e Reabilitação Social da Secretaria Estadual de Assuntos Penitenciários — CORS/SEAP, antiga Casa de Custódia de Benfica, situada à Rua Célio Nascimento, s/n
Durante o ano de 2009, foram inauguradas novas instalações administrativas da
UP/PMERJ que, em homenagem ao Ten Cel PM José Roberto do Amaral Lourenço, falecido em acidente de serviço, passaram a ter o seu nome.
Foi criada com a finalidade de atender uma antiga necessidade da Corporação, que
era ter uma Unidade destinada, exclusivamente, ao acautelamento de Policiais Militares, ativos e inativos, que estivessem presos à disposição da Justiça Comum ou Militar.
Hoje, a UP/PMERJ ocupa quase todo o prédio de quatro andares, bem como, alguns anexos de uma área que pertencia ao 22° BPM e sua nobre missão é ressocializar o Policial Militar acautelado e reintegrá-lo à Sociedade e às fileiras da Corporação.
Seu atual Comandante é o Ten Cel PM Wilson Gonçalves Nunes Júnior.
°., Benfíca, que era destinada a custódia de presos comuns.

Este Comando parabeniza o Comandante, Oficiais e Praças da UP/PMERJ, pela
passagem do 7º aniversário de criação, comemorado em 28 de outubro de 2011.

COMPARTILHAR

Author:

Anterior
Proxima