CURSO SUPERIOR DE POLÍCIA MILITAR DO QUADRO DE OFICIAIS POLICIAIS MILITARES (CSPM/QOPM-2016) PROCESSO SELETIVO - EXAME DE SUFICIÊNCIA INTELECTUAL - PROVA E GABARITO


DGEI – ESPM – CURSO SUPERIOR DE POLÍCIA MILITAR DO QUADRO DE OFICIAIS POLICIAIS MILITARES (CSPM/QOPM-2016) PROCESSO SELETIVO - EXAME DE SUFICIÊNCIA INTELECTUAL - PROVA E GABARITO – PUBLICAÇÃO O Comandante-Geral no uso de suas atribuições legais, atendendo proposta do Diretor-Geral de Ensino e Instrução, PUBLICA a prova e o gabarito do exame de suficiência intelectual referente ao processo seletivo para o curso em epígrafe, na forma que se segue:

PARTE I – PLANEJAMENTO, GESTÃO E CONHECIMENTO TÉCNICO PROFISSIONAL.

1)    O princípio da supremacia do interesse público em relação ao interesse privado:

( A ) Estabelece uma situação de igualdade absoluta entre Administração Pública e administrados.

( B ) Influência o momento de elaboração da lei, mas não o momento de sua aplicação pela Administração Pública.

( C ) Estabelece uma situação de igualdade entre Administração Pública e administrados.

( D ) Importa na supremacia que não é absoluta do interesse público sobre o interesse privado.

( E ) Estabelece uma simetria entre Administração Pública e os administrados.

2) Acerca dos princípios de Direito Administrativo, assinale a alternativa correta:

(A) O rol dos princípios elencados pela Constituição não é exaustivo, tanto que existem os chamados "princípios implícitos".

(B) O princípio da legalidade é uma das poucas previsões constitucionais que se relaciona à possibilidade de existir tirania e autoritarismo dos membros do Poder Executivo.

(C) O princípio da moralidade se aplica apenas aos entes da administração pública indireta. (D) A moralidade e a razoabilidade são exemplos de princípios administrativos sem previsão expressa.

(E) O princípio da publicidade não se aplica aos entes da administração pública indireta.

3) No que se refere aos princípios administrativos, considere: I. Como condição para a aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade. II. A Administração Pública, no exercício de faculdades discricionárias, deve atuar em plena conformidade com critérios racionais, sensatos e coerentes, fundamentados nas concepções sociais dominantes. As proposições I e II dizem respeito, respectivamente, aos princípios da:

( A ) Eficiência e razoabilidade.

( B ) Moralidade e eficiência.

( C ) Eficiência e impessoalidade.

( D ) Imperatividade e razoabilidade.

( E ) Publicidade e motivação.

4) O princípio da autotutela permite afirmar que:

( A ) O poder judiciário não pode rever os atos da administração pública.

( B ) O poder judiciário pode revogar atos administrativos.

( C ) A administração pública deve manter conduta ética.

( D ) A administração pública pode anular seus atos ilegais.

( E )O poder judiciário não pode anular os atos administrativos praticados pela administração.

5) “Correlação entre meios e fins” é expressão que costuma ser diretamente associada ao seguinte princípio:

( A ) Proporcionalidade.

( B ) Modicidade.

( C ) Autotutela.

( D ) Eficiência.

( E ) Moralidade.

6) As garantias constitucionais do contraditório e da ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes, são asseguradas aos litigantes nos processos:

( A ) Judiciais cíveis e criminais.

( B ) Judiciais e administrativos.

( C ) Judiciais de natureza criminal.

( D ) Judiciais e administrativos que tenham por objeto a demissão de servidor público.

( E ) Do sistema de justiça de natureza criminal penal tributária.

7) A casa é asilo inviolável do indivíduo. Por isso, nela ninguém pode penetrar sem o consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou:

( A ) Para prestar socorro em caso de desastre ou para cumprir determinação judicial.

( B ) Desastre, ou para prestar socorro, ou, de dia ou à noite, por determinação judicial.

( C ) Desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinação judicial.

( D ) Para prestar socorro, ou, em qualquer hora do dia ou da noite, mediante determinação judicial, necessária esta mesmo em caso de desastre.

( E ) Somente para prestar socorro mediante determinação judicial, necessária esta mesmo em caso de desastre.

8) Não configura sanção constitucionalmente prevista para os atos de improbidade administrativa:

( A ) A suspensão por mais de trinta dias, sem percepção de vencimentos.

( B )A suspensão dos direitos políticos.

( C )O ressarcimento ao erário.

( D ) A perda da função pública.

( E )Pagamento de multa civil.

9) Assinale a opção para a qual não conste consequência expressamente prevista pelo constituinte para atos de improbidade administrativa.

( A ) Ação penal contra o ímprobo.

( B )Suspensão dos direitos políticos do ímprobo.

( C )Perda da função pública do ímprobo.

( D ) Ressarcimento ao erário.

( E )Confisco dos bens do ímprobo.

10) A mudança de mentalidade é a essência da disciplina do pensamento sistêmico que consiste em?

( A ) Ver inter-relacionamentos e ver os processos de mudança.

( B ) Ver inter-relacionamentos e ver os processos de gestão.

      ( C ) Ver as relações pessoais e ver os processos de mudança.

( D ) Ver o conhecimento intelectual e ver a aprendizagem organizacional.

( E ) Ver inter-relacionamentos e ver a aprendizagem organizacional.

11) Marque a resposta que representa o método que facilita a criação de uma visão compartilhada para o futuro.

( A ) Gestão estratégica de capital humano.

( B ) Road-mapping.

( C ) Matriz BCG.

( D ) Planejamento de cenários.

( E ) Matriz de produtos.

12) Nas Capacidades Distintivas de Kay, o autor distingue três capacidades relacionais que permitem as empresas alcançarem a vantagem competitiva. Marque a resposta que representa a capacidade mais poderosa de transmitir informações aos consumidores em um relacionamento comercial.

( A ) Arquitetura.

( B ) Inovação.

( C ) Reputação.

( D ) Produção.

( E )Planejamento.

13) A Matriz BCG é um dos métodos mais conhecidos de planejamento de portfólio de produtos, essa afirmação é baseada em qual conceito?

( A ) De vantagem competitiva.

( B ) De demanda de mercado.

( C ) De ciclo de vida do produto.

( D ) Do clico organizacional.

( E ) Da cadeia de valor.

14) São considerados os elementos básicos do Pensamento Sistêmico.

I. Feedback de reforço.

II. Feedback de gestão.

III. Comportamento organizacional.

IV. Feedback de equilíbrio.

V. Defasagens.

VI. Feedback pessoal.

OPÇÕES DE RESPOSTA:

( A ) I, II e III.

( B ) IV, V e VI.

( C ) I, III e V.

( D ) II, IV e VI.

( E ) I, IV e V.

15) A análise competitiva de Porter (1998) identifica cinco forças competitivas fundamentais que determinam a atratividade relativa de um setor. Essa análise permite entender as relações e as dinâmicas de um setor para que uma empresa tome as decisões estratégicas a respeito da posição mais defensável e mais atraente do ponto de vista econômico. Entre as alternativas abaixo, assinale a que contempla uma das forças do modelo proposto pelo autor:

( A ) Economia local.

( B ) Compradores.

( C ) Globalização.

( D ) Política econômica.

( E ) Mercado de ações.

16) A gestão baseada em valor (VBM) é uma ferramenta usada para maximizar o valor de uma corporação, que usa técnicas de avaliação para gestão de desempenho, controle de negócios e processo decisó- rio. Os sistemas de contabilidade tradicionais determinam o valor das organizações com base em medições de desempenho, como rendimento por ações e retorno sobre o patrimônio. No entanto, eles não levam em conta a eficácia com que os recursos são dispostos e gerenciados, ou seja, o custo de oportunidade para investir. O modelo sugere prestar atenção a quatro áreas de aplicação bem sucedidas. Entre as alternativas abaixo, assinale aquela que contempla essas quatro áreas:

 ( A ) Planejamento – Gestão – Implantação – Modelo mental.

( B ) Gestão – Aplicação – Implantação – Planejamento.

( C ) Mensuração – Gestão – Motivação – Modelo mental.

( D ) Mensuração – Gestão – Implantação – Modelo estatístico.

( E ) Planejamento – Direção – Implantação – Controle.

17) Senge (2013) quando aborda o crescimento autossustentado ou autolimitado, considera que a crescente complexidade do mundo real leva muitos gerentes a assumir que não possuem todas as informa- ções necessárias para agir de forma eficaz. Assim, o autor sugere que o problema de informação fundamental enfrentado por muitos gerentes ________? Analise as opções e assinale a alternativa que completa a sentença:

( A ) É falta de equipamentos e de materiais para apoio à gestão.

( B ) São os fatores internos que limitam a tomada de decisões.

( C ) É baixa capacidade de aprendizado e conhecimento do negócio.

( D ) Não é a falta de informações, mas excesso.

( E ) É o número excessivo de ferramentas de gestão.

18) O modelo de competências essenciais é uma ferramenta do planejamento estratégico para determinar os recursos exclusivos que podem ser usados para criar e oferecer valor aos clientes. O processo para definir tais competências encoraja os gestores a pensar sobre as forças e capacidades que diferenciam a empresa de seus competidores. O ponto de partida para entender as competências essenciais é perceber que uma empresa precisa ter algo que possa fazer bem e que atenda algumas condições. Analise as alternativas abaixo e assinale aquela que define uma das condições citadas pelo modelo:

( A ) Não é fácil de ser copiado pelos competidores.

( B ) Fornece benefícios para os funcionários e diretoria.

( C ) Alavancagem restrita a alguns produtos e mercados.

( D ) Facilidade de cópia pelos concorrentes.

( E ) Promove benefícios aos fornecedores da cadeia de suprimentos.

19) O modelo de crescimento de Greiner ajuda a identificar e entender as causas dos problemas que uma empresa em rápido desenvolvimento pode encontrar, tornando possível antecipá-los antes que ocorram. O modelo foi inicialmente baseado em cinco fases de crescimento, representadas por cinco dimensões. Analise as dimensões descritas a seguir:

1. O tamanho de uma organização.

2. O tempo de existência de uma organização.

3. A fase de revolução de uma organização.

4. A evolução de uma organização.

5. A taxa de crescimento de seu setor.

Avalie as opções abaixo e assinale a alternativa correta:

( A ) Estão corretos todos os itens.

( B ) Estão corretos apenas os itens 1, 2, 4 e 5.

( C ) Estão corretos apenas os itens 2, 3, 4 e 5.

( D ) Estão corretos apenas os itens 1, 2 e 5.

( E ) Estão corretos apenas os itens 1, 2 e 4.

20) A décima Lei indicada por Senge (2013) sugere que: dividir um elefante ao meio não produz dois pequenos elefantes e aborda a integridade dos sistemas vivos e seu caráter dependente do todo. O autor sugere ainda que o fato de ver “o elefante inteiro” não significa que todos os problemas de uma organização só podem ser compreendidos analisando-se a organização como um todo. Nesse contexto, sobre o “princípio dos limites do sistema”, assinale a alternativa correta entre as alternativas abaixo:

( A ) Todas as interações devem sempre ser examinadas, independente da organização.

( B ) Os modelos de gestão devem ser padronizados para garantir maior eficiência das interações.

( C ) As interações que devem ser examinadas são as mais importantes para o problema em questão, independentemente dos limites organizacionais.

( D ) As interações sugerem que a dependência do todo levam a “não dividir o elefante”.

( E ) As interações estão sempre associadas a modelos de gestão padronizados para serem efetivas.

PARTE II - CONHECIMENTO CIENTÍFICO E CULTURAL 21)

21) A obra Do patrulhamento ao Policiamento Comunitário (CERQUEIRA (org.), 1998, p. 88-91) apresenta dois textos básicos: o Plano de Desenvolvimento Econômico e Social do Rio de Janeiro 1984-1987 e o Plano Diretor da PMERJ. Este último documento destaca duas dimensões: a política e a técnica. Desta forma, pode-se afirmar que:

( A ) A dimensão política envolve questões ligadas ao exclusivo dever dos órgãos policiais em prestar contas à população ou ao direito do cidadão em participar das decisões da administração pública.

( B ) A dimensão técnica responde pela eficácia da “integração comunitária” como atividade da área de relações públicas ou de comunicação social.

( C ) A dimensão política envolve questões ligadas ao direito do cidadão de participar das decisões da administração pública.

( D ) A dimensão técnica destaca que os “programas de integração comunitária” devem ser pensados como atividade da área de relações públicas ou de comunicação social.

( E ) A dimensão política responde pela eficácia da parceria entre os órgãos policiais, representantes do Estado, e a comunidade.

 22) Ao discutir “A metodologia da solução de problemas”, Cerqueira ((org.), 1998, p. 92-97) lança mão do pensamento de Garcia-Pablos de Molina. Pelas razões apresentadas, Molina (1982):

( A ) Critica o uso da expressão “problema social” para designar a criminalidade ou o fenômeno criminal.

( B ) Reafirma as teses dos teóricos do policiamento comunitário de que a prevenção do crime deve interessar exclusivamente aos poderes púbicos.

( C ) Compreende que o crime não é um problema exclusivo “da” e que ocorre “na” comunidade e sim de repercussão coletiva ou social.

( D ) Aproxima seu entendimento da visão criminológica de que o crime é um fenômeno do positivismo jurídico-penal.

( E ) Entende que o crime se apresenta como “problema social” e comunitário, com algumas características, entre elas, a “incidência massiva na população”.

23) Com relação às etapas da solução de problemas, dentro da metodologia de parceria com a comunidade, Cerqueira ((org.), 1998, p. 97) enumera os seguintes passos, de acordo com a rigorosa sequência:

( A ) Identificar e analisar o problema; discutir com a comunidade; e, implementar a providência escolhida.

( B ) Identificar e analisar o problema; apresentar à comunidade o problema; e planejar uma providência.

( C ) Discutir com a comunidade; desenvolver soluções; e avaliar as consequências.

( D ) Identificar e analisar o problema; planejar, implementar e avaliar a providência.

( E ) Discutir com a comunidade; planejar e implementar providências; e rever as práticas.

24) Na sua obra Militarização do social como estratégia de integração: o caso da UPP do Santa Marta, Fleury (2012) apresenta e discute alguns conceitos, situações e acontecimentos. Relacione os conceitos numerados com os parágrafos a seguir, com vistas a identificar os significados indicados pela autora e marque a opção que representa a sequência certa.

1. Ideário desenvolvimentista.

2. Clientelismo político.

3. Fragmentação da intervenção.

4. UPP Social.

( ) “Descompasso entre os direitos sociais e civis negados aos favelados, e seu direito político de expressão eleitoral”.

( ) “Deslocado[a] da secretaria de governo de assistência social para um órgão de planejamento urbano municipal”.

( ) “Políticas de remoção das favelas e de criminalização de seus moradores”.

( ) “Concentrado[a] em melhorias urbanas com baixo investimento em programas sociais”.

( A ) 2 – 4 – 1 – 3.

( B ) 4 – 2 – 1 – 3.

( C ) 4 – 2 – 3 – 1.

( D ) 2 – 3 – 1 – 4.

( E ) 2 – 4 – 3 – 1.

25. Ao apresentar seu estudo de caso elaborado na comunidade do Santa Marta, Fleury (2012) em sua conclusão inferiu vários aspectos. Registre (F) nos parágrafos que considerar falsos e (V) naqueles considerados verdadeiros, de acordo com o entendimento da autora no final de sua pesquisa e marque a opção a seguir que representa a sequência certa.

 ( ) A população sente que ganhou visibilidade na mídia e no imaginário da cidade, mas denuncia que perderam direitos de cidadania.

( ) A chegada de empresas de TV a cabo e telefonia proporcionou um pouco de mais de conforto aos moradores.

( ) A comunidade é muito unida e homogênea, não havendo discriminação interna, independente da área que cada grupo de moradores reside, quando o assunto é violência policial e processo de pacificação por parte do Estado.

( ) Existe uma preocupação, por parte dos moradores, de que a política de pacificação seja acompanhada pela perda da identidade e do reconhecimento da comunidade, como se ela estivesse sendo inaugurada pela UPP.

( ) Há denúncias de falta de serviços básicos de esgoto e coleta de lixo, mas a visitação organizada de turistas é vista como uma valorização da comunidade.

( A ) V – F – V – V – F.

( B ) V – F – F – F – F.

( C ) F – V – F – V – F.

( D ) F – V – V – V – F.

( E )V – F – F – V – F

26. Ao discutir o que a autora identifica como “fenômeno da exclusão”, Fleury (2012, p. 207-209) registra alguns aspectos para esta situação. Marque a opção que registra apenas os aspectos apresentados pela mesma.

( A ) Negação dos direitos da cidadania; não incorporação de uma parte significativa da população no mercado de trabalho; e, vazio de propostas em relação ao grupo de jovens com possibilidade de vínculo ao tráfico.

( B ) Negação dos direitos da cidadania; não incorporação de uma parte significativa da população à comunidade social e política, negando sistematicamente seus direitos de cidadania; e sentimento de não possuir o status de um parceiro da interação na sociedade.

( C ) Negação dos direitos da cidadania; não incorporação de uma parte significativa da população no mercado de trabalho formal (carteira profissional assinada); e, explosão de conflitos nas relações intersubjetivas.

( D ) Negação dos direitos da cidadania; diminuição da visibilidade na mídia e no imaginário da cidade; e, proibição de melhorias nas construções, desorganizando projetos pessoais e restringindo suas liberdades.

( E ) Negação dos direitos da cidadania; diminuição da visibilidade na mídia e no imaginário da cidade; e, restrição à liberdade de expressão quando foi fechada a Rádio Santa Marta que socializava vivências e divulgava temas de interesse público.

27. Pela conclusão de Fleury (2012, p. 219-220) relativa a “ausência de proteção estatal aos direitos especiais de cidadania”. Marque a única opção certa que apresenta uma, entre as várias questões identificadas pela autora.

( A ) Ineficácia total dos programas de capacitação (música, lutas, cursos técnicos e de idiomas, etc.).

( B ) Vazio de propostas tanto para crianças como para jovens, apesar da valorização de organiza- ções culturais autóctones (não vinculadas ao projeto de pacificação) que são vistas como polos de apoio.

( C ) Acesso por parte dos moradores ao lazer, como por exemplo, empresas de TV a cabo e telefonia, como importante avanço no oferecimento de mais conforto com valores de prestação de serviços adequados à localidade.

( D ) Elaboração de uma Cartilha de Direitos Humanos, elaborada por grupos locais, com irrestrito apoio policial, já que tais iniciativas colaboram no processo da UPP.

( E ) Resgate do território pelo aparato estatal coercitivo permitindo o avanço do mercado.

28) No Capítulo I do livro Segurança Pública: Onde está a Polícia que Nós queremos?Ocorrem problematizações sobre processos de instituição e compreensão da polícia. Nesse contexto, o autor do livro preconiza:

( A ) A predominância da teoria criacionista sobre a teoria evolucionista na expectativa de se encontrar o primeiro ato de policiamento.

( B ) A origem da Polícia por meio da prevalência da teoria evolucionista sobre a teoria criacionista.

( C ) Uma leitura sobre a Polícia centrada nos modelos ostensivo/preventivo do delito e investigativo do crime.

( D ) O princípio do autocontrole racional, afetivo e acional e os seus dilemas e desafios.

( E ) A rejeição das noções de autocontrole inscritas nas tradições da antiguidade clássica grega, judaico-cristã e da filosofia medieval, moderna e contemporânea.

29) De acordo com o autor de Segurança Pública: Onde está a Polícia que Nós queremos?Torna-se necessário evocar a relevância da questão da identidade para o debate em tela. Para tanto, o autor mobiliza uma constelação de pensadores, ressaltando que:

( A ) As identidades e as alteridades são construídas de modo diretivo e não de forma relacional, segundo Paul Ricoeur.

( B ) Status e Papéis convalidam os princípios da igualdade e da integração nas sociedades modernas, conforme Thomas Marshall.

( C ) Para Pierre Bourdieu, as sociedades incitam e cobram a distinção entre o eu e o tu.

( D ) À luz da teoria fomentada por Ricoeur não é possível firmar uma relação entre identidade e cultura.

( E ) Estadunidenses e europeus compartilham do mesmo ponto de vista sobre a igualdade e as diferenças.

30) Interpretações e explicações de intelectuais que formam o Pensamento Político e Social sobre o Brasil são de grande importância para a compreensão da nossa realidade nacional, conforme o autor de Segurança Pública: Onde está a Polícia que Nós queremos? Pari passu, observa-se no livro que:

 ( A ) Os esforços de compreensão da relação entre Estado e sociedade civil no Brasil ignoraram o iberismo e o americanismo.

( B ) As contribuições do Pensamento Político e Social sobre o Brasil não são significativas para tecer problematizações sobre a segurança pública no Brasil.

( C ) A relação dilemática entre público/privado vivenciada no Brasil reverbera positivamente na vivência da segurança pública e na integração social.

( D ) Os fatores político-institucionais e socioeconômicos representam, respectivamente, a estrutura e a conjuntura que são determinadas pelo relativismo social.

( E ) A segurança pública está inscrita nas relações entre tradição/modernidade e estrutura/conjuntura.

31) O estudo a respeito dos pré-socráticos nos deixa ver as diferenças e as semelhanças entre as estruturas do pensamento mítico, cosmológico e metafísico. Aristóteles, tanto na forma quanto no conteúdo de seu genial pensamento, é essencial para nos deixar compreender a nós mesmo, ocidentais modernos. Sua Filosofia, resumidamente, pode ser considerada como:

( A ) Um caminho entre a cultura circunscrita às cidades-Estado e a cultura que se fez universal e gerou o ‘mundo antigo’, a partir do qual entende-se melhor o nosso mundo.

( B ) Um elo da cultura helenista puramente grega com a cultura da religião cristã oriental.

( C ) Um estudo que busca estipular a realização do ser humano através do culto ao ‘eu-interior, ao indivíduo.

 ( D ) Um caminho entre o caminho helenista puramente grega e a cultura moderna posterior que conduz ao ideal da fraternidade e do individualismo humano.

( E ) Um elo da cultura adstrita às cidades-Estado e a cultura que gerou a felicidade e a hedonismo como paradigmas do mundo ocidental moderno.

32) Em seu genial pensamento, Aristóteles chegou à ideia de que, no geral, a finalidade do homem é a excelência; isto é, o homem concebe seu melhor ao fazer bem aquilo para o qual ele está naturalmente voltado: a sua racionalidade, a sua razão. Este pensamento, adequado à realidade da profissão PM exercida no contexto da responsabilidade social, pressupõe um serviço policial baseado:

( A ) Na articulação da imagem.

( B ) Na transparência.

( C ) Na visão estratégica.

( D ) Na cultura da força.

( E ) Na crença do ethos guerreiro.

33) Agostinho quantificou metafisicamente o mal, vendo-o como privação, como falta de algo, isto é, algo episódico. Os valores institucionais da PMERJ se resumem como uma permanente disposição para fazer o bem e, assim, evitar o mal. O mal, portanto, com base no pensamento de Agostinho, significa:

 ( A ) A falta de um regulamento disciplinar mais rígido e complacente na responsabilização dos desvios.

 ( B ) A falta de uma educação continuada, focada na doutrina, nas reflexões e no compromisso institucional com a reprodução de práticas policiais ético-legais.

( C ) A falta de controle efetivo do armamento letal utilizado nas ações policiais.

 ( D ) A falta de um Código de Ética Profissional responsável pela doutrina e internalização dos valores corporativos.

( E ) A falta de autonomia administrativa para os Comandantes, Chefes e Diretores exercerem uma apuração e responsabilização isentas.

34) A literatura sociológica sobre as mudanças sociais no mundo moderno aponta para uma série de fatores que tem ensejado esse fato social. Os homens mudam individualmente, mas na medida em que há mudanças na sociedade em que se acham inseridos. As mudanças podem ser da ordem do simbólico (imaginário social), do jurídico (novas leis impondo certos tipos de comportamentos) e do político (nova estruturação do espaço público, pressão política de grupos sociais organizados). Ao protagonizar a execução da Polícia de Pacificação, a PMERJ atinge duas estratégias previstas para seu cliente interno, que são:

( A ) Mudanças institucionais de nível estratégico que adotem a inserção do debate ético e sua reprodução nas práticas policiais e a capacitação de policiais ‘multiplicadores’ da instrução continuada.

( B ) Mudanças institucionais alicerçadas em linhas estruturantes de Polícia de Aproximação e o desenvolvimento de novos talentos focados na educação continuada dos direitos da criança e do adolescente.

( C ) Mudanças institucionais que estipulem novas concepções e práticas de polícia afinadas como os discursos dos direitos humanos e da cidadania e a formação de policiais militares ‘multiplicadores’ desta lógica de polícia cidadã.

( D ) Mudanças institucionais que estipulem a fixação dos valores policiais militares adequados à Política de Pacificação e a formação de policiais militares ‘multiplicadores’ dos princípios da Seletividade.

( E ) Mudanças institucionais que estipulem novas estratégias de Polícia de Proximidade, com enfoque nos discursos e nas práticas sintonizadas com o Estado Democrático de Direito e a formação de policiais militares ‘multiplicadores’ dos princípios das Minorias.

35) No mundo moderno, a educação tem sido vista não só como um meio de disseminação de conhecimentos formais, mas também como um meio de integração da população com a cidadania. A PMERJ, ao tornar-se principal protagonista de uma política pública de segurança, investe na educação e na conscientização dos direitos humanos de comunidades, além de executar as suas atribuições constitucionais. Este novo desafio se realiza através:

( A ) Da adoção de procedimentos protocolares alusivos ao policiamento de grandes eventos.

( B ) Da gestão da Polícia de Proximidade.

( C ) Das metas estruturantes do segmento estratégico da Corporação.

( D ) Da gestão articulada da Polícia com o Ministério Público.

( E ) Da gestão visando metas operacionais.

36) O contexto sociopolítico contemporâneo, marcado por rápidas transformações e influenciado por valores da pós-modernidade, sobretudo a desreferencialização e o consumismo, vêm provocando novas reflexões sobre as deontologias. As instituições púbicas, incluídas a PMERJ, se esforçam para rever, fortalecer e fixar os seus valores corporativos. Neste sentido, avulta o resgate de princípios éticos fundantes da profissão PM, a saber:

( A ) Perseverança, hierarquia, liderança e acomodação.

( B ) Transparência, responsabilidade, compromisso e respeito aos direitos humanos.

( C ) Hierarquia, disciplina, eficiência e inserção.

( D ) Liderança, eficácia, desvio e transparência.

( E ) Respeito aos direitos humanos, qualidade, experiência e conflito.

37) A responsabilidade em relação às ações futuras e o compromisso de inserir e preparar/adequar a Corporação às novas exigências dos tempos atuais e futuros, possuem um significado ético e estratégico relacionados com:

( A ) A inserção da ética no processo decisório.

( B ) A preservação da memória corporativa.

( C ) A análise da identidade institucional.

( D ) A sustentabilidade institucional.

 ( E ) A afirmação da cultura institucional.

38) Diante do quadro de instabilidade social no Brasil, a ampliação dos horizontes da cidadania aparece como vital para a própria manutenção da ordem democrática e como um elemento essencial para tornar a sociedade brasileira mais justa. Inserida nesta concepção, a PMERJ vem discutindo e adotando estratégias e práticas policiais sintonizadas com esse contexto, a partir do advento das Unidades de Polícia Pacificadora, cujos indicativos de ação devem se pautar segundo:

( A ) Uma capacitação profissional que busque compatibilizar os princípios de Polícia de Proximidade, com uma prática policial pautada no tecnicismo, no confronto e nos resultados obtidos.

( B ) Uma capacitação profissional que movimente saberes específicos para esta especialidade de serviço policial; que habilite o policial militar para ações e práticas compatíveis com o aprendizado e sua filosofia e que o torne capaz de demonstrar a sua sensibilidade humana e profissional através da conduta ideal.

( C ) Uma capacitação profissional que seja responsável por uma educação continuada, desenvolvida a partir dos ensinamentos teórico/práticos adquiridos no CFAP e aplicada aos policiais militares de todos os Batalhões situados no grande Rio.

( D ) Uma capacitação profissional proporcionada pela Escola de Polícia Pacificadora, que contemple saberes profissionais específicos para o desenvolvimento de ações de Polícia de Grandes Eventos, habilitando os policiais para o exercício da profissão, diante dos novos desafios que se apresentam à Corporação.

( E ) Uma capacitação profissional que movimente saberes de Polícia de Proximidade, capaz de habilitar os policiais a desenvolverem as suas atividades nas comunidades contempladas com as UPPs, tornando-os aptos, unicamente, para o confronto.

39) Com a redemocratização do país a partir dos anos 80, outras dimensões são incorporadas aos discursos sobre os direitos humanos. Dentre elas, a violência policial, o difícil acesso das classes populares à justiça, a discriminação contra os negros, os homossexuais, as crianças e adolescentes em situação de risco, etc. Neste contexto, a Corporação vem desenvolvendo estratégias que busquem compatibilizar os serviços prestados às comunidades com os pressupostos dos direitos humanos, a saber:

( A ) Rever linhas estruturantes, valor agregado, neutralizar o paradigma, segurança comunitária e sustentabilidade institucional.

( B ) Rever princípios e práticas, ignorar o paradigma, credibilidade e mudança institucional.

( C ) Perceber o paradigma, preocupação ética, rever princípios e práticas, credibilidade e sustentabilidade institucional.

( D ) Perceber o contexto, identificar-se com ele, sustentabilidade institucional, responsabilidade cí- vica e imagem da Polícia de Proximidade.

( E ) Perceber o paradigma, reexaminar a doutrina e as técnicas de enfrentamento, credibilidade, responsabilidade social e mudança histórica.

40) Considerando o contexto sociopolítico contemporâneo e o desenvolvimento de espaços públicos destinados a manifestações democráticas, cabe à Corporação adotar novas estratégias e novas práticas policiais compatíveis com as liberdades e as garantias constitucionais dentre outras, a saber:

( A ) Perceber o paradigma e refletir sobre princípios e práticas; ação policial ética, legal, seletiva e moderada.

( B ) Perceber o paradigma e rever princípios e práticas, ação policial legal, seletiva, moderada e conflitante.

( C ) Perceber o paradigma e adequar princípios e práticas; ação policial eficaz, transparente, específica e truculenta.

( D ) Perceber o paradigma e adequar princípios e práticas; ação policial ética, legal, seletiva e moderada.

( E ) Ignorar o paradigma, manter princípios e ética; ação policial adequada, vigorosa, eficiente e moderna.

OBS: Gabarito em destaque na cor vermelho.

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