1. ANIVERSÁRIO DO 20° BATALHÃO DE POLÍCIA MILITAR – PUBLICAÇÃO

Síntese Histórica
20º BPM
O 20° Batalhão de Polícia Militar tem sua origem na 2ª Companhia Independente de
Polícia, criada há quarenta e um anos, pelo Decreto-Lei n° 5790, de 26 de outubro de 1966, do
Governador do Rio de Janeiro - General de Exército PAULO FRANCISCO TORRES. Era
Comandante Geral da Polícia Militar do Rio de Janeiro o Major de Exército JOSÉ BISMARCK DE SOUZA. O primeiro Comandante da então 2ª Cia INDEPOL foi o Capitão LUIZ ERTHAL
MONERAT. Esta decisão atendia anseios da população, uma vez que, com o desenvolvimento da
Região da Baixada Fluminense, a implantação de uma unidade da Polícia Militar representava um
ganho social sem precedentes para a população, pois esta passou a estar mais próxima das decisões dos gestores de segurança pública, decisões estas que passaram a ser orientadas pelas demandas recentes.
Por ato do Comandante Geral da Corporação, publicado no Boletim da Polícia Militar de n°. 153, de 21 de outubro de 1975, a Unidade passou a ser denominada Núcleo do 20° BPM, subordinada ao CPA/Duque de Caxias.
O aquartelamento originário foi construído em uma área próxima à Estação Ferroviária de Edson Passos, e se traduzia numa instalação precária, de madeira, sem espaço e conforto para os integrantes da Unidade. Os policiais militares carinhosamente a chamaram "Barracão", denominação imediatamente aceita pela população, sendo esta, a primeira prova de carinho com a Unidade. Pelo Decreto n°. 1095, de 02 de fevereiro de 1977, foi criado o Vigésimo Batalhão de Polícia Militar que se tornou, através dos tempos, uma referência na Corporação e motivo de orgulho entre policiais militares e a população da baixada fluminense. O novo aquartelamento foi inaugurado em 27 de outubro de 1977, no Distrito de Mesquita, hoje emancipado. Uma obra arrojada e contemporânea realizada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro e fruto do empenho do saudoso Coronel Manoel Elysio dos Santos Filho, que foi Comandante da antiga instalação e do novo quartel.
A história de sucesso do 20° BPM foi construída com o esforço coletivo de policiais militares devotados, principalmente aqueles que deram a própria vida em defesa de nossa sociedade, fortalecendo o respeito e a admiração de todos, traços herdados da antiga unidade.
A Área de Policiamento do Batalhão é constituída pelos territórios dos Municípios de Nova Iguaçu, Nilópolis e Mesquita, com 577.812 Km sociais, culturais e econômico-fmanceiros através dos seus 1.047.311 habitantes que optaram por se instalar aqui. A inscrição TREME-TERRA, no seu brasão, tem origem no 12° Corpo de Voluntários da Pátria, que participou da Campanha do Paraguai, cuja coragem, fazia tremer a terra.
No dia 07 de junho de 2005, através da Resolução SSP n° 777, publicada no Bol da PM n° 105, de 14 de junho de 2005, em homenagem póstuma ao um dos seus comandantes e
incentivadores, passou a denominar-se BATALHÃO CORONEL PM MANOEL ELYSIO DOS
SANTOS FILHO - BCE. Reconhecidamente um "berço de líderes", pelo 20° BPM. além do Cel
Elysio, ex Secretário de Polícia Militar e Comandante Geral da Corporação.
Atualmente, sob o Comando do Ten Cel Marcos Borges Silva.

Este Comando parabeniza o Comandante, Oficiais e Praças do 20° BPM, pela
passagem do 45º aniversário de criação, comemorado em 26 de outubro de 2011.

COMPARTILHAR

Author:

Anterior
Proxima